Revista IDeAS é atualizada na base de dados Dialnet

2020-08-06

A Comissão Editorial da Revista IDeAS tem a satisfação de anunciar que o periódico teve seu cadastro atualizado na base de dados Dialnet. A conquista contou com o apoio especial de colegas do CPDA-UFRRJ.

A Revista IDeAS, que já fazia parte da base de dados da Dialnet, precisou cumprir uma série requisitos de qualidade de metadados de artigos para seguir com seu cadastro atualizado.
Como a iniciativa Dialnet mantém cópias de artigos publicados, retomar a atualização do cadastro fez parte do objetivo da revista de possuir uma política de preservação digital sólida, buscando-se garantir que os trabalhos estejam permanentemente acessíveis.

Para atingir êxito nessa tarefa, a Comissão Editorial teve apoio de colegas do CPDA, que se dedicaram voluntariamente ao trabalho de compilação de metadados dos manuscritos publicados na revista. Assim, com essa força-tarefa, a revista passou a contar com metadados de artigos completos e disponíveis para coleta por outros sistema de distribuição através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH), como é o caso da Dialnet.

Cumprindo também com resquisitos de qualidade, a partir de agora, os artigos da Revista IDeAS também estarão permanentemente disponíveis no perfil da revista na Dialnet, sendo mais uma alternativa de acesso e distribuição de artigos.

 

Sobre a Dialnet

Dialnet é um portal de difusão da produção científica hispânica que iniciou seu funcionamento em 2001 especializado em ciências humanas e sociais.
Seu banco de dados, de acesso livre, constitui uma hemeroteca virtual que contém os índices de revistas científicas e humanísticas de Espanha, Portugal e América Latina, incluindo também livros (monografías), dissertações e outro tipo de documentos.

A Biblioteca Universitária da Rioja impulsionou a iniciativa e, atualmente, a Dialnet é mantida pela Fundação Dialnet, que oferece diversos serviços editoriais e é ligada à Universidad de La Rioja.

A Dialnet é um projeto cooperativo em que participam diversas bibliotecas universitárias e criou uma base de dados de artigos científicos de livre acesso de todo mundo. A base de dados é consultada por milhões de usuário de todo o mundo e oferece acesso à documentação e alertas informativos a qualquer pessoa num ambiente completamente aberto.

 

-------------------------------------

A Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade é um periódico científico de revisão por pares, acesso livre e publicação contínua mantido desde 2007 por estudantes do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). São aceitos artigos originais de caráter teórico e/ou resultado de pesquisa e resenhas de livros relevantes e recentes nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Agrárias.