As comemorações da Revolta dos Colonos em seu cinquentenário: Francisco Beltrão/PR, 2007

Autores

  • Tiago Arcanjo Orben Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, Brasil

Palavras-chave:

Francisco Beltrão, Efeméride, Revolta dos Colonos, Identidade

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir o sentido das comemorações que fazem referência a Revolta dos Colonos ocorrida no Sudoeste do Paraná no ano de 1957. Assim, é dado destaque as comemorações alusivas ao cinquentenário deste movimento social no ano de 2007, mais especificamente no município de Francisco Beltrão. Neste contexto, tem-se como principal premissa analisar o cronograma comemorativo elaborado pela Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, apresentando para discussão as ideias que moveram a comemoração. Tais fontes são essenciais para se refletir de que forma o projeto apropriou-se da luta social de 1957, com referência a anseios da atualidade no campo político e econômico, isto é, são ponderadas considerações para se refletir como as figuras públicas comemorantes aparecem de forma diferente dos comemorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Arcanjo Orben, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, Brasil

Doutorando em História PUC-RS. Bolsista CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Transformações na vida camponesa: o Sudoeste paranaense. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 1981.

AMÂNCIO, Silvia Maria. Ontem, luta pela terra; hoje, monumento histórico: A Revolta dos Posseiros no Sudoeste do Paraná em suas variadas versões. Dissertação de Mestrado em História. Programa de Pós-Graduação em História – UEM, Maringá – PR, 2009.

BATTISTI, Elir. As disputas pela terra no Sudoeste do Paraná: os conflitos fundiários dos anos 50 e 80 do século XX. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária. v. 1, n. 2, p. 65-91, ago. 2006.

CARNEIRO, Maria Esperança. A Revolta Camponesa de Formoso e Trombas. Goiânia: Cegraf, 1981.

DAMBROS, Vanderlei et al. 1957-1997: A Revolta dos Colonos. Francisco Beltrão: Grafit – Gráfica e Editora Ltda., 1997.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral, comemorações e ética. Projeto História. Ética e história oral, São Paulo, n. 15, p.157-64, abr. 1997.

GOMES, Iria Zanoni. 1957: A Revolta dos Posseiros. Curitiba: Criar Edições, 1986.

GRYNSZPAN, Mario. Posseiro. In. Dicionário da Terra. MOTTA, Márcia (Org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

LAZIER, Hermógenes. Análise histórica da posse de terra no Sudoeste paranaense. 3. ed. Francisco Beltrão: GRAFIT Gráfica e Editora Ltda., 1998.

MARTINS, Rubens da Silva. Entre jagunços e posseiros. Curitiba: Studio GMP, 1986.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, PUC – SP, n. 10, 1993.

ORBEN, Tiago Arcanjo. As comemorações da Revolta dos Colonos/Posseiros no seu cinquentenário: Francisco Beltrão/PR, 2007. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso/História, CCHEL-Colegiado de História, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Marechal Cândido Rondon, 2011.

PEGORARO, Éverly. Dizeres em confronto: a Revolta dos Posseiros de 1957 na imprensa paranaense. Dissertação de Mestrado em História. Programa de Pós-Graduação em História, UFF – Unicentro. Niterói – RJ, 2007.

PEGORARO, Éverly. “Revolta dos Posseiros de 1957: consensos e desacordos de algumas interpretações”. Revista IDEAS, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 109-33, jan.-jun. 2008.

POLLAK, Michel. “Memória, esquecimento, silêncio”. Estudos históricos. Rio de Janeiro: FVG, v. 2, n. 3, p. 3-15. 1989.

VOLTOLINI, Sittilo. Retorno 2. Pato Branco na Revolta dos Posseiros de 1957. 2. ed., Pato Branco: Fatex, 2003.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. Paraná, Sudoeste: ocupação e colonização. 2. ed. Curitiba: Lítero-Técnica, 1987.

Downloads

Publicado

12-04-2018

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.