Sobre a Revista

A Revista IDeAS é editada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
ISSN 1984-9834 (digital)  |  ISSN 1982-257X (impresso)

A Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade é um periódico científico de revisão por pares, acesso livre e publicação contínua mantido desde 2007 por estudantes do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). São aceitos artigos originais de caráter teórico e/ou resultado de pesquisa e resenhas de livros relevantes e recentes nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Agrárias.

Objetivos. IDeAS é uma revista que tem como finalidade a disseminação do conhecimento científico produzido nas universidades e outras instituições de pesquisa. Visa fomentar o debate e a circulação de informações sobre o "mundo rural", na interface entre desenvolvimento, agricultura e sociedade. A IDeAS também tem o objetivo de promover o intercâmbio com outras instituições universitárias e associações científicas da área e garantir espaço para publicações de estudantes de pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Agrárias. Busca-se publicar trabalhos relevantes e recentes em Português, Espanhol ou Inglês.

Público alvo. A revista se destina a pesquisadores do "mundo rural" e outros possíveis interessados nas temáticas afins, como integrantes de agências de desenvolvimento (governamentais ou não), agentes públicos, organizações da sociedade civil e discentes de programas de pós-graduação das áreas afins.

Temática e escopo. Os temas de interesse da Revista IDeAS correspondem às principais linhas de pesquisa do CPDA-UFRRJ. Portanto, os principais temas de pesquisa que podem ser enviados a revista são:
Estudos de Cultura e Mundo Rural - análises das dinâmicas culturais em contextos rurais, sendo a cultura entendida como sistemas de valores, símbolos e formas de linguagem em disputa que produzem discursos, comunidades políticas e novos sujeitos de direitos;
Instituições, mercados e regulação - reflexões sobre as temáticas do desenvolvimento, das instituições, dos mercados, das estratégias empresariais e do comportamento dos consumidores, levando em conta o reordenamento das relações público-privadas e os padrões de articulação de interesses;
Conflitos, movimentos sociais e representação política - estudos da diversidade de formas e significados assumidos pelos conflitos sociais e ações coletivas, bem como para as formas de representação política a eles associados, assim como a dinâmica social construtora de identidades sociais e políticas;
Políticas públicas, Estado e atores sociais - abordagens do papel do Estado e dos atores sociais nos processos de desenvolvimento, nas dinâmicas político-institucionais e na formulação e implementação de políticas públicas, em âmbito nacional e internacional. Problematização da análise e a avaliação de políticas incluindo ações nas esferas dos poderes Legislativo e Judiciário, bem como as mudanças no próprio ambiente institucional, num contexto marcado por conflitos e negociações;
Natureza, ciência e saberes - análises das relações natureza/sociedade sob a ótica dos conflitos socioambientais, das políticas de Estado e Mercado para a gestão da natureza, da produção de saberes científicos e locais sobre o mundo natural e social, priorizando a análise da interação entre agências naturais e agências sociopolíticas, bem como seus impactos sobre o sistema-mundo;
Terra, Poder e Território - estudos das relações entre terra, território, cultura e poder, consideradas como dimensões chave da geopolítica global e das dinâmicas sociopolíticas locais no século XXI. Terra e território são a base de uma ampla diversidade de identidades sociais, culturais e étnicas, e ao mesmo tempo fatores centrais das cadeias de produção e desenvolvimento econômico global.


Quem mantém a Revista IDeAS?


A publicação da Revista IDeAS é um esforço coletivo de pessoas e instituições.
Além da participação de discentes,  a Coordenação do CPDA-UFRRJ e do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ) contribuem financeiramente para a realização deste projeto, além da administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A UFRRJ mantém a IDeAS através da alocação da página da revista em seus servidores de internet, além do apoio de técnicos-administrativos e docentes.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) também contribui com a manutenção da revista através de recursos repassados à coordenação do CPDA-UFRRJ.
A Action Aid Brasil, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do (extinto) Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) também contribuíram com a revista.
Por fim, agradecemos a João Roberto Ripper (www.imagenshumanas.com.br) pela gentileza em dispor suas fotos para exibição no site da revista.


Periodicidade

Até o volume 11, a Revista IDeAS manteve periodicidade semestral. A partir do volume 12, a revista IDeAS passou a adotar publicação contínua. A Revista IDeAS organiza seus artigos de publicação contínua em volumes anuais que iniciam no mês janeiro e encerram no mês dezembro do mesmo ano.

A publicação contínua é uma forma de publicação voltada a periódicos online na qual os artigos passam por um fluxo individualizado da submissão à publicação.
Com a publicação contínua, os artigos não precisam esperar a publicação de um volume/número fechado da revista.
Cada artigo possui numeração de páginas própria (començando em 1) e possui um número exclusivo que é seu identificador eletrônico. Esse identificador é chamado elocation-id e é único para cada artigo publicado em um mesmo volume, e criado e controlado pelos editores.
A Revista IDeAS adota o seguinte formato de elocation-id: dígito “e” + dígito separador “0” + dois dígitos finais do ano “18” + dígito separador “0” + dígito de controle sequencial (de 01 até total no ano). Exemplos: e018001 (primeiro artigo contínuo de 2018), e018002 (segundo artigo de 2018).

Com a adoção do método de publicação contínua, a Revista IDeAS está seguindo uma das tendências da comunidade científica internacional e busca dar agilidade na disponibilização das pesquisas, além de divulgar de maneira individualizada os trabalhos publicados.


Política de acesso livre

A Revista IDeAS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Licença: Creative Commons - Atribuição/Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).


Política de autoarquivamento

A Revista IDeAS permite e estimula autores(as) a ampliar a visibilidade, alcance e impacto de suas publicações na revista antes e após sua publicação neste periódico mediante redifusão (autoarquivamento) em:
1. Espaços pessoais na web, como blogs ou portais, redes sociais, fóruns científicos, entre outros;
2. Arquivos abertos institucionais, como arquivos universitários;
3. Redes sociais de natureza acadêmica e científica, como ResearchGate e Academia.edu;
Requere-se que tais publicações detalhem todos os dados bibliográficos da publicação.


Política de preservação digital

A Revista IDeAS utiliza diferentes práticas de preservação digital orientadas a garantir acessibilidade permanente a seus recursos e objetos digitais:
Preservação em servidores próprios: o responsável técnico pelo website/OJS da revista realiza cópias de segurança de toda revista semanalmente (weekly backups).
Preservação em repositórios e serviços externos: alojamento de textos completos em Dialnet.
Serviços de preservação digital: esta revista utiliza os sistemas LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Além disso, a revista também mantém cópias de segurança dos artigos publicados em contas de serviços de armazenamento em nuvem.


Indexadores e outros cadastros

IDeAS está presente nos seguintes indexadores e repositórios:

- ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
Latindex
- REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
- Google Scholar
- Dialnet
Sumários de Revistas Brasileiras
- BASE - Bielefeld Academic Search Engine
- PKP Index
- Oasisbr
- Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
- RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
- EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek 
- LivRe - Revistas de livre acesso
- REBIUN - Red de Bibliotecas Universitarias
- LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales
- MIAR

A Revista IDeAS também está na Academia.edu e redes sociais.

A Revista IDeAS permite a coleta de recursos digitais e metadados por outros sistema de distribuição através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) - fonte OAI validada por BASE OAI-PMH Validator. Conheça a política de privacidade e proteção de dados pessoais da Revista IDeAS.