Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Li e estou de acordo com as Diretrizes para autores do Código de ética e conduta da revista.
- O arquivo da submissão está em formato doc/docx, com no máximo 10 MB.
- Os dados de autoria serão preenchidos de maneira correta e completa na etapa 3 da submissão – nome completo; vínculo institucional com município e país; biografia; link ORCID e link do Currículo Lattes para brasileiros(as) (campo URL).
- Todos(as) autores(as) contribuíram significativamente para a pesquisa, aprovam a versão submetida e serão listados(as) no ato de submissão.
- Não é possível identificar a autoria no arquivo do manuscrito, tanto no texto como nas propriedades do documento – ver tópico "Assegurando avaliação cega pelos pares" em Submissões - não se aplica a Entrevistas.
- Artigos com cinco ou mais autores(as) devem detalhar as contribuições em “Comentários ao editor” conforme exemplo e definições no tópico “Critérios de coautoria” na página Submissões.
- O manuscrito possui resumo com até 150 palavras no idioma do texto e uma versão em inglês (abstract) – não se aplica a resenhas.
- O manuscrito possui no mínimo cinco palavras-chave no idioma do texto e versões em inglês - não se aplica a Entrevistas.
- O manuscrito possui versão do título em inglês abaixo do título no idioma do texto.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Política padrão de seção - artigos avaliados em revisão duplo-cega por pares (double-blind peer review).
Resenhas
Análise crítica de um livro relevante e recente.
Entrevistas
A Revista IDeAS recebe entrevistas realizadas com personalidades cuja contribuição seja relevante para o debate sobre o mundo rural e as interfaces entre desenvolvimento, agricultura e sociedade.
As submissões de Entrevistas devem conter:
a) Resumo e abstract, com aproximadamente 150 palavras cada;
b) Apresentação, com pequena biografia da pessoa entrevistada (no máximo duas páginas);
c) Extensão de, no mínimo, 5.000, e, no máximo, 10.000 palavras, incluindo resumos, apresentação e eventuais referências;
d) Opcionalmente, uma foto da pessoa entrevistada (para fins memoriais);
No ato da submissão é obrigatório declarar que a realização e a publicação da entrevista foram devidamente autorizadas, no item "Comentários para o editor".
A Comissão Editorial da Revista IDeAS receberá propostas em fluxo contínuo e decidirá sobre a pertinência e viabilidade de publicação das propostas submetidas.
Introdução ao Dossiê NMSPP
Introdução ao Dossiê Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMSPP): 25 anos de pesquisa e preservação da memória social das lutas no campo.
Dossiê NMSPP Cpda/Ufrrj
O dossiê está aberto para submissões e segue a política padrão da seção "Artigos" - artigos avaliados em revisão duplo-cega por pares (double-blind peer review).
Dossiê temático - Relações Internacionais e Dinâmicas Rurais Contemporâneas: desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade
O dossiê está aberto para submissões até 16 de novembro de 2022 e segue a política padrão da seção "Artigos" - artigos avaliados em revisão duplo-cega por pares (double-blind peer review).
Declaração de Direito Autoral
- Autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.
Política de Privacidade
Os dados coletados de usuários registrados e não registrados na Revista IDeAS se enquadram dentro do âmbito operacional padrão de periódicos científicos de revisão por pares.
A equipe editorial desta revista usa essas informações exclusivamente para orientar seu trabalho na publicação.
Autores(as) de trabalhos publicados nesta revista são responsáveis por dados sobre pessoas que podem conter ou aparecer em pesquisas publicadas.
Com que finalidade processamos seus dados?
• Enviar comunicações sobre o processo editorial.
• Orientar autores(as) sobre o trabalho de publicação e aprimoramento desta revista.
• Informar leitores(as) sobre autoria e edição de conteúdo.
• Gerenciar correspondência editorial.
• Enviar informações e comunicações informativas relacionadas à pesquisa científica para as áreas de interesse e foco da revista, através de diferentes meios.
• Realizar estudos estatísticos relacionados às áreas de interesse e foco da revista.
A Comissão Editorial não toma decisões automatizadas com base em perfis.
Recebemos e utilizamos informações de outras plataformas, como ORCID e Plataforma Lattes (Brasil) ou tecnologias semelhantes. Isso pode incluir texto ou imagens pessoais disponíveis nessas páginas externas.
Para quais destinatários seus dados são comunicados?
A Revista IDeAS utiliza o Open Journal System como plataforma de publicação. Os recursos digitais e metadados coletados anonimamente por esta plataforma dão suporte ao seu desenvolvimento, excetuando-se as métricas de artigos. Esses dados podem ser compartilhados, anonimamente, e agregados ao seu desenvolvedor Public Knowledge Project (PKP).
A Revista IDeAS também permite a coleta de dados públicos, como recursos digitais e metadados, por outros sistema de distribuição, através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH).
Os metadados pessoais vinculados à publicação de um artigo (nome e sobrenome de autores(as), vínculo institucional, número ORCID, país) são depositados e distribuídos associados aos dados do artigo em diferentes repositórios e plataformas de indexação a que a Revista IDeAS está cadastrada. Da mesma forma e para propósitos de preservação, disseminação e aprimoramento da recuperação científica, é distribuído através do sistema LOCKSS para o arquivo distribuído de bibliotecas, bem como para outros sistemas de ciência aberta.
Os dados não serão transferidos ou vendidos por esta revista ou PKP, nem serão utilizados para outros fins que não os aqui estabelecidos.
Apesar de não haver quaisquer obrigações de fornecimento de dados à revista, o não provimento de dados expressamente solicitados impedirá o registro na revista, o envio de manuscritos e seu acompanhamento editorial.