Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista?

Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Encorajamos autores(as) e coautores(as) a se registrarem previamente na plataforma ORCID para que, assim, possam fornecer o link de seu ORCID https://orcid.org/sites/default/files/images/orcid_16x16(1).gif em seus perfis no nosso portal a fim de colaborar com os esforços de unificação da atribuição de autoria científica. Ao mesmo tempo, sugerimos a pesquisadores(as) brasileiros(as) a integração do ORCID à Plataforma Lattes no módulo Dados gerais > Identificação > Outras bases bibliográficas.

A Revista IDeAS recebe e publica artigos no sistema de fluxo contínuo. Isto significa que não há data limite para envio de propostas de publicação e a publicação dos artigos não aguarda fechamento de números. No sistema de publicação contínua, cada artigo possui numeração de páginas própria (començando em 1) e possui um número exclusivo que é seu identificador eletrônico. Esse identificador é chamado elocation-id e é único para cada artigo publicado em um mesmo volume, e criado e controlado pelos editores.

A Revista IDeAS não cobra taxas para submissão, avaliação, correções e publicação (ou qualquer momento do fluxo de trabalho) – no publication fees.

Confira na página "Submissões" as exigências formais, o conteúdo esperado e a estrutura recomendada dos envios à revista.

Os artigos e documentos submetidos à Revista IDeAS serão, preliminarmente, examinados pela Comissão Editorial quanto à sua adequação à política editorial do periódico. A Comissão Editorial reserva-se o direito de recusar a publicação caso não preencha os requisitos da política editorial. Somente serão submetidos à avaliação dos pareceristas aquelas contribuições que seguirem rigorosamente a formatação e as regras de citação bibliográfica exigidas pela revista. Aquelas que descumprirem estas regras serão desconsideradas.

Os artigos que cumprirem as regras de formatação e se enquadrarem no principal objetivo da revista que é "fomentar o debate e a circulação de informações sobre o 'mundo rural', na interface entre desenvolvimento, agricultura e sociedade", serão enviados aos pareceristas. As contribuições serão avaliadas por dois pareceristas pelo sistema de avaliação duplo-cega (double blind review), mantendo-se em sigilo o nome dos autores e pareceristas. A avaliação é realizada através do sistema da revista por um formulário que avalia diversos aspectos do manuscrito.

As fases de avaliação das contribuições serão as seguintes:

a) avaliação do cumprimento ou não das regras de formatação e citação bibliográfica exigidas;

b) avaliação da proximidade entre o artigo e a política editorial da revista;

c) avaliação duplo-cego de mérito e de conteúdo dos artigos por dois pareceristas externos externos à equipe editorial da revista (peer review);

d) os pareceristas (com título de doutorado) serão escolhidos segundo a sua especialidade acadêmica e podem:
(1) recomendar a publicação;
(2) recomendar a publicação desde que sejam feitas revisões requeridas;
(3) não recomendar a publicação.

e) caso a contribuição seja deferida pelos dois pareceristas será publicada, caso seja indeferida pelos dois será excluída e se for deferida por um e indeferida por outro será enviada para um terceiro que decidirá sobre a publicação ou não do artigo;

f) os editores comunicarão as decisões dos pareceristas aos autores e exigirão as modificações por eles sugeridas quando for o caso.

g) os editores revisarão se as sugestões foram incorporadas pelos autores. Caso tenham sido, o artigo ou a resenha serão publicados, em caso negativo, serão descartados e o autor será comunicado sobre as razões da desclassificação.

À Comissão Editorial é reservado o direito à decisão final sobre a publicação, mediante a avaliação satisfatória do artigo reformulado.

Os artigos e resenhas devem obedecer rigorosamente às normas de publicação listadas abaixo.


1. A Revista IDeAS aceita artigos de caráter teórico e/ou resultado de pesquisa e resenhas de livros relevantes e recentes reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado à redação.

2. A Revista IDeAS prioriza a publicação de artigos e resenhas produzidos por estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu ou recém titulados. Contribuições que não se enquadrem nessa situação serão publicadas respeitando um limite máximo de cinquenta por cento do total de artigos publicados em cada número. Esta regra não se aplica para o caso de coautores, os quais podem possuir qualquer titulação, sendo ou não estudantes de pós-graduação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estatísticas da Revista em 2019

Acessos aos resumos: 5975 
Visualizações de arquivos PDF: 3217
Total (resumos + PDF): 9192

Submissões recebidas: 18
Submissões aceitas: 11
Média de dias para aceitar: 225
Média de dias para recusar: 208

Novas inscrições de usuários: 58