Confira entrevista com Catia Grisa (UFRGS) a respeito dos impactos da pandemia do novo coronavírus para agricultura familiar e segurança alimentar

2020-07-02

Com os inúmeros impactos da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), em todo o mundo, pesquisadores de todas as áreas do conhecimento passaram a refletir e analisar as consequências desse evento e, principalmente, como sairemos de tudo isso. Entre as questões que mais têm levantado preocupações estão a garantia de abastecimento de alimentos e a segurança alimentar.

É nesse contexto que a Revista IDeAS convidou a pesquisadora Catia Grisa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para analisar os efeitos da pandemia na agricultura familiar, setor fundamental para garantir a alimentação da população brasileira.

Catia Grisa é doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Também é integrante do Grupo de Estudos Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GPAD/UFRGS), importante espaço de reflexão e publicações sobre o tema. Além disso, Grisa foi editora da Revista IDeAS nos anos de 2008 e 2009.

Na entrevista, a pesquisadora analisa a trajetória das políticas públicas para a agricultura familiar no período pré-Covid-19, os efeitos da pandemia para o setor, as mudanças no âmbito do consumo e o acesso aos alimentos, as possíveis inovações de políticas públicas, o cenário pós-Covid-19 e como tem sido a dinâmica do trabalho em pesquisa durante esse período.

Acesse a entrevista completa em PDF ou HTML neste link.

Famílias de agricultores, como a família Stefanoski, que ilustra a capa do volume 14 da Revista IDeAS, vivenciaram muitas adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, mas buscaram novas estratégias para o fornecimento de alimentos. Os Stefanoski exemplificam as inúmeras situações que agricultores familiares vêm enfrentando em todo país, setor que é responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira.

Com essa iniciativa, a Revista IDeAS busca contribuir com a circulação de informações e o debate acerca do enfrentamento das adversidades provocadas pelo novo coronavírus. Boa leitura!

 

------------------------------------------------

A Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade é um periódico científico de revisão por pares, acesso livre e publicação contínua mantido desde 2007 por estudantes do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). São aceitos artigos originais de caráter teórico e/ou resultado de pesquisa e resenhas de livros relevantes e recentes nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Agrárias.