Chamada para dossiê temático "Relações Internacionais e Dinâmicas Rurais Contemporâneas: desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade"

09-08-2022

A Revista Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (IDeAS), em parceria com o Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Relações Internacionais (LIERI) está com chamada aberta para o dossiê temático "Relações Internacionais e Dinâmicas Rurais Contemporâneas: desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade".

 

A fim de celebrar o novo curso de Relações Internacionais da UFRRJ, com início em 2020, e sua estreita conexão com o CPDA/UFRRJ, lançamos o Dossiê Temático Relações Internacionais e Dinâmicas Rurais Contemporâneas: desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade na Revista IDeAS (Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), periódico discente do Programa de Pós-Graduação de Ciências em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Nosso objetivo é incentivar reflexões sobre as Relações Internacionais e suas interconexões com as dinâmicas rurais contemporâneas, principalmente no que concerne às problemáticas relacionadas ao desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade. Procuramos chamar atenção aqui para o fato de que, num mundo cada vez mais interconectado, o meio rural e suas dinâmicas sociais, econômicas, culturais e espaciais passam a ser ditados crescentemente por processos transnacionais (redes de atores transnacionais, corporações, interesses financeiros e ambientais, acordos multilaterais etc.) que ao mesmo tempo que abrem novas oportunidades, também colocam novos desafios, para pensarmos a sustentabilidade das áreas rurais e dos seus habitantes.

O Dossiê é parte das atividades acadêmicas comemorativas dos dez anos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, criado em 2010 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e expansão das Universidades Federais (REUNI). Em 2019, o mesmo passou por uma grande reformulação, ganhando uma “nova cara” e um novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC) que fortaleceu a área disciplinar das Relações Internacionais, mas permitiu que suas reflexões fossem ancoradas em um campo temático inovador que abarca as discussões sobre desenvolvimento, agricultura, meio ambiente e recursos energéticos.

O novo recorte temático foi uma grande inovação na área de Relações Internacionais em todo o Brasil. A nova graduação, assim, preenche uma lacuna importante na área das Relações Internacionais no país, trazendo para o campo das reflexões próprias das Relações Internacionais, debates importantes sobre terra e território; sobre recursos naturais e sustentabilidade; sobre agricultura e a política dos alimentos; sobre processos globais e a emergência de novas ruralidades contemporâneas; sobre o complexo leque de atores sociais (nacionais e internacionais) que conformam o meio rural; sobre subalternidades e novas identidades etc. Abarca assim uma grande variedade de temas que são importantes para pensarmos a realidade contemporânea e que acabam eclipsados na atual e já consolidada discussão sobre as vocações agrominerais e suas implicações em termos de inserção internacional do Brasil no sistema internacional.

Tendo em vista que em 2023 celebramos 10 anos de formatura da primeira turma de Relações Internacionais da UFRRJ e dois anos de vigência do novo currículo temático, convidamos todas e todos os graduandos e egressos cujas pesquisas contemplem as Relações Internacionais e suas interconexões com dinâmicas rurais contemporâneas a submeterem trabalhos para o nosso dossiê. Os artigos devem ser submetidos na página da revista até 16 de novembro de 2022 seguindo as orientações gerais e as normas de formatação disponíveis na página da Revista IDeAS.