O antirregionalismo caipira de Carlos Alberto Dória

entre sítios e panelas

Autores

  • Nayara da Silva Stockler Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, Brasil

Palavras-chave:

alimentação, caipira, regionalismo

Resumo

Livro resenhado:

DÓRIA, Carlos Alberto; BASTOS, Marcelo Corrêa. A culinária caipira da Paulistânia – A história e as receitas de um modo antigo de comer. São Paulo: Três Estrelas, 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara da Silva Stockler, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, Brasil

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. Analista de Desenvolvimento Agrário na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, desde 2014. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, com ênfase em políticas públicas, extensão rural e desenvolvimento na área da Geografia Agrária.

Referências

CANDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Edusp, 2017.

CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2004.

DÓRIA, Carlos Alberto; BASTOS, Marcelo Corrêa. A culinária caipira da Paulistânia – A história e as receitas de um modo antigo de comer. São Paulo: Três Estrelas, 2018.

HAESBAERT, Rogério. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Revista Antares, n. 3, jan.-jun. 2010, p. 2-24.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

22-01-2021