Chamada para o dossiê "As relações entre China e América Latina: investimentos, meio ambiente e agricultura"

2025-06-23

A Revista IDeAS convida pesquisadores/as a submeterem artigos para o Dossiê Temático "As relações entre China e América Latina: investimentos, meio ambiente e agricultura", fruto de um projeto interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e o BRICS Policy Center (PUC-Rio). 

O dossiê tem como organizadores a professora Dra. Ana Saggioro Garcia (CPDA/UFRRJ), o professor Dr. Fabiano Escher (CPDA/UFRRJ) e o doutorando Felipe Hermeto de Almeida (CPDA/UFRRJ).

Serão aceitos artigos inéditos, resenhas críticas e estudos de caso, escritos em português, espanhol ou inglês. Os trabalhos devem ser submetidos, via sistema online, até o dia 24 de julho de 2025, seguindo as orientações e normas da revista.

Diante da crescente centralidade da China nas cadeias globais de commodities, na transição energética e nas dinâmicas geoeconômicas do século XXI, este dossiê visa debater os impactos, contradições e oportunidades das relações sino-latino-americanas, com ênfase em investimentos, sustentabilidade e agricultura.

A ascensão da China como potência global redefine a divisão internacional do trabalho, com efeitos profundos na América Latina. China é o 2º maior parceiro comercial e principal credor da região, com foco em energia, mineração, infraestrutura. Projetos como a BRI (Belt and Road Initiative) geram controvérsias socioambientais, exigindo avaliação crítica de seus impactos. A demanda chinesa por commodities reforça a "reprimarização" das economias latino-americanas, com implicações na segurança e soberania alimentar e no desenvolvimento rural.

Como os investimentos Sul-Sul reproduzem ou transformam hierarquias globais? Quais impactos socioambientais emergem dessas relações? É possível uma cooperação sino-latino-americana que promova desenvolvimento justo e sustentável?

Os artigos selecionados serão submetidos ao crivo de avaliação entre pares, e contribuições adicionais alinhadas aos eixos temáticos são bem-vindas.

Os trabalhos devem abordar algum dos seguintes eixos, refletindo as transformações nas relações China-América Latina:

  1. INVESTIMENTOS CHINESES E INFRAESTRUTURA: DISPUTAS HEGEMÔNICAS E ESTRATÉGIAS
  2. TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E TRANSFORMAÇÕES SETORIAIS: DESAFIOS PARA A SOBERANIA
  3. AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO RURAL: IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E AMBIENTAIS