O Agro não é Pop: o papel do Grupo Globo como um aparelho privado de hegemonia a serviço do agronegócio

Autores

  • João Vitor Luna Sooma CPDA/UFRRJ

Palavras-chave:

Agronegócio; Agro é Pop; Rede Globo; Dependência; Hegemonia

Resumo

O agronegócio brasileiro é uma concertação plural que atua econômica e politicamente de forma a conquistar bolsos, corações e mentes. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”, para entender em que medida a Globo atua para conservar a força do setor e apagar as fraturas que o conectam ao latifúndio colonial. Para tal, é feita uma revisão bibliográfica de textos dedicados a explicar como a agricultura no Brasil se formou e como o agronegócio se organizou como concertação política. Além disso, o conteúdo da campanha é analisado no que diz respeito às ideias-força mobilizadas pelas peças. Por fim, a partir do conceito gramsciano de aparelhos privados de hegemonia, observa-se que a Globo atua como um braço publicitário do agronegócio, buscando conferir legitimidade ao setor perante a população brasileira.

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Publicado

01-08-2024

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