Ecologia Política e Pedagogia da Alternância

diálogos possíveis para uma nova extensão rural

Autores

  • Gabriel Almeida Frazão Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, Brasil
  • Jaqueline de Moraes Thurler Dália Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Ecologia Política, Pedagogia da Alternância, Extensão Rural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a Pedagogia da Alternância como uma possibilidade concreta de educação condizente com as preocupações de um desenvolvimento sustentável, de manejo consciente, de respeito à natureza e aos conhecimentos tradicionais do homem do campo, enfim, coerente com a proposta da ecologia política para a construção de uma nova extensão rural. Para isso, analisou-se a implantação e a expansão dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) no Brasil e na Argentina e suas propostas formativas, concentrando-se, principalmente, em um de seus pilares, o conceito de “desenvolvimento do meio”. Este, por ser maleável, possibilitou a manutenção e a efetivação desse modelo educacional nas últimas décadas, mesmo sob contextos de repressão política, na América Latina, adaptando-se aos conceitos de extensão rural em diferentes contextos.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Almeida Frazão, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, Brasil

    Doutorando em Ciências Sociais, CPDA/UFRRJ. Mestre em História Social, UFF. Professor de História do Instituto Federal Fluminense. Ex-monitor do CEFFA CEA Rei Alberto I.

  • Jaqueline de Moraes Thurler Dália, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil

    Doutoranda em Língua Portuguesa, UERJ. Mestra em Educação Agrícola, PPGEA/UFRRJ. Monitora do CEFFA CEA Rei Alberto I.

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Publicado

18-04-2016

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