O futuro dos produtos coloniais: a influência da idade na preferência do consumidor
Palavras-chave:
Agroindústria rural, Instituições, Desenvolvimento, DiferenciaçãoResumo
As transformações do estilo de vida podem ter reflexo nas práticas alimentares de uma determinada sociedade. Na atualidade observam-se duas tendências: de um lado, a praticidade requerida pelo cotidiano, induzindo ao fast-food e, de outro lado, a busca por alimentos saudáveis, produzidos ecologicamente. Estudos recorrentes indicam que é neste último contexto que os produtos coloniais(advindos das pequenas agroindústrias rurais e feitos de forma artesanal)encontram espaço de comercialização. Tendo como pano de fundo a Teoria Institucionalista, a Teoria das Convenções e a Teoria do Consumidor, o objetivo do presente estudo é identificar se os produtos coloniais têm um apelo diferenciado para o consumidor e se as percepções acerca desta diferenciação variam de acordo com a idade do entrevistado. Por meio de uma survey, coletou-se a percepção de 400 entrevistados na região do Meio-Oeste Catarinense, utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados mostram que os consumidores possuem especial interesse pelos produtos coloniais e atribuem a esses produtos valores não encontrados nos produtos industrializados; entretanto esta percepção de diferenciação decresce quanto mais jovem é o entrevistado
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