Escolas camponesas e racionalidade ambiental
o caso de Chiapas, México
Palavras-chave:
organizações camponesas, movimentos sociais, agricultura ecológica, justiça socioambiental, educação popularResumo
No México, é possível observar a racionalidade ambiental nas ações sociais derivadas da associação de agricultores familiares ecológicos em organizações que buscam praticar um modo alternativo de fazer agricultura. Para compreender a manifestação dessa racionalidade objetiva-se estudar o caso das Escolas Camponesas de Chiapas-Mx. Foram aplicadas uma entrevista aberta aos principais dirigentes de cinco experiências ligadas à Rede de Escolas Camponesas de Chiapas e uma entrevista estruturada com 38 de seus participantes. Um esquema analítico foi desenvolvido para auxiliar a análise de dados a partir de conceitos de autores da teoria do campesinato, da teoria ambiental e da teoria crítica da administração, bem como do campo realizado. As escolas são tidas como organizações substantivas onde a racionalidade ambiental se manifesta, por meio do diálogo dos saberes científicos e tradicionais e da submissão das motivações econômicas aos imperativos socioambientais, como a agroecologia, a justiça social e a educação popular.
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