Agronegócio e suas representações: um estudo sobre a revista Agroanalysis
Palavras-chave:
Agronegócio, representação social, modernidade, imagem, AgribusinessResumo
O presente artigo analisa as representações sociais construídas pela revista mensal Agroanalysis sobre o agronegócio brasileiro. O trabalho analisa os signos que são relacionados ao agronegócio e o que eles representam na sociedade. Para realização da pesquisa foram analisadas as 24 edições da revista Agroanalysis referentes aos anos de 2010 e 2015 (de janeiro a dezembro de cada ano). O foco das análises foram as capas das revistas, com suas imagens fotográficas e as manchetes das reportagens. Foram identificadas seis temáticas presentes nas revistas: Agropecuária; Tecnologia/ciência; Economia; Política; Meio ambiente; e “Agroanalysis”. O estudo demonstra que o agronegócio é transmitido para o público como sinônimo de modernidade, tecnologia, inserção dos produtores no mercado e no mundo, consolidando uma representação positiva do agronegócio.
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