Integração regional na América Latina: da CEPAL ao Consenso de Washington

Autores

  • Thiago de Jesus Esteves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Integração Regional, Comissão Econômica para a América Latina, Consenso de Washington, desenvolvimentismo, neoliberalismo, CEPAL

Resumo

O presente artigo busca analisar os modelos de integração regional que foram adotados pelos países latino-americanos sob duas perspectivas, a desenvolvimentista e a neoliberal. Estes modelos são antagônicos, uma vez que o primeiro considera a participação do Estado como condição indispensável e o segundo pretende um modelo de desenvolvimento econômico capitaneado pelo mercado. No que se refere ao modelo de integração desenvolvimentista, este tem como marco a aprovação pela Assembléia Geral da ONU, em 1948, da criação da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Em relação ao modelo neoliberal, este teve como marco a conferência realizada em 1989, em Washington, que ficou conhecida como “Consenso de Washington”. A partir da comparação entre os dois modelos de integração percebemos que existem alguns poucos pontos de convergência e inúmeras divergências. Concluímos que, apesar dos esforços, a falta de apoio dos governos envolvidos foi primordial para o insucesso das negociações que objetivavam a integração no continente latinoamericano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago de Jesus Esteves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil

    Doutorando em Ciências Sociais de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ).

Referências

ALMEIDA FILHO, N. de. O Desenvolvimento da América Latina na Perspectiva da CEPAL dos Anos 90: Correção de Rumos ou Mudança de Concepção? In: FERRAZ, J. C.; CROCCO, M.; ELIAS, L. A. (Org.) Liberalização Econômica e Desenvolvimento. São Paulo: Futura, 2003.

BATISTA, P. N. O Consenso de Washington: A Visão Neoliberal dos Problemas Latino-Americanos. São Paulo: Consulta Popular, 1994.

BAUMANN, R. Integração Regional e Desenvolvimento Econômico – Com Referência a Celso Furtado. Brasília: CEPAL, 2005.

BIELSCHOWISKY, R. Pensamento Econômico Brasileiro: O Ciclo Ideológico de Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1988.

BRANDÃO, A. S. P.; PEREIRA, L. V. (Orgs.) Mercosul: Perspectivas de Integração. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.

CAMPOS, A. de; OLIVEIRA, M. A.; BIANCHINI, V. Integração nas Américas – Uma abordagem a partir do rural. In Comércio Internacional, Segurança Alimentar e Agricultura Familiar. Rio de Janeiro: Rebrip e ActionAid Brasil, 2001.

CARDOSO, F. H. As Idéias e seu Lugar: Ensaios sobre as Teorias do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1993.

CARDOSO, F. H.; FALETTO, E. Dependência e Desenvolvimento na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

CARVALHO, D. de. Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Record, 1982.

CEPAL. Estúdio Econômico de América Latina y el Caribe 2006-2007. Santiago de Chile: CEPAL, 2007.

CEPAL. Estudo Econômico da América Latina de 1949. In: Cinqüenta Anos de Pensamento da CEPAL. Vol. 1. Rio de Janeiro: Record, 2000a.

CEPAL. O Mercado Comum Latino-Americano. In: Cinqüenta Anos de Pensamento da CEPAL. Vol. 1. Rio de Janeiro: Record, 2000b.

CEPAL. Transformação e Crise na América Latina e no Caribe. In: Cinqüenta Anos de Pensamento da CEPAL. Vol. 2. Rio de Janeiro: Record, 2000c.

DELGADO, N. G. O Regime de Bretton Woods para o Comércio Mundial: Origens, Instituições e Significado. Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2000.

ESTEVES, T. de J. Área de Livre Comércio das Américas: Análise da Participação do Setor Empresarial e do Setor Sindical Brasileiro. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação. Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, 2002.

ESTEVES, T. de J. Modelos de Desenvolvimento e Integração Latino-Americanos: Da CEPAL ao Consenso de Washington. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007.

FIORI, J. L. 60 lições dos 90: Uma Década de Neoliberalismo. Rio de Janeiro: Record, 2002.

FIORI, J. L. Polarização Mundial e Crescimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

FIORI, J. L. heiro: Uma Economia Política da Globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.

FIORI, J. L. Globalização, Hegemonia e Império. In: FIORI, J. L. heiro: Uma Economia Política da Globalização. Petrópolis: Vozes, 1997.

FURTADO, Celso. Raízes do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FURTADO, Celso. Obra Autobiográfica: Contos da Vida Expedicionária; A Fantasia Organizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, Tomo I.

FURTADO, Celso. Obra Autobiográfica: Entre Inconformismo e Reformismo; Os Ares do Mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, tomo III.

FURTADO, Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GURRIERI, A. La obra de Prebisch em la CEPAL. Ciudad de México: Fondo de Cultura, 1982.

MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. O Projeto da ALCA: Hemisfério Americano e Mercosul na Ótica do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.

MAGNOLI, D. Globalização: Estado Nacional e Espaço Mundial. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.

PREBISCH, R. Transformação e Desenvolvimento: A Grande Tarefa da América Latina. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1973.

PREBISCH, R. Nueva Politica Comercial para el Desarrollo: Informe de Raul Prebisch a la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Comercio y Desarrollo. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1964.

RODRÍGUEZ, O. Teoria do Subdesenvolvimento da CEPAL. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

SERRANO, J. M. El “Consenso de Washington”: Paradigma Económico del Capitalismo Triunfante. Ciudad de México: Papeles Cristianismo y Justícia, 1992.

SUNKEL, O. O Marco Histórico do Processo de Desenvolvimento-Subdesenvolvimento. Belo Horizonte: Fórum, 1971.

SUNKEL, O. Desenvolvimento, Subdesenvolvimento, Dependência, Marginalização e Desigualdades Espaciais: Por um Enfoque Totalizante. In: Cinqüenta Anos de Pensamento da CEPAL. Vol. 2. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SUNKEL, O.; PAZ, P. Um Ensaio de Interpretação do Desenvolvimento Latino Americano. Belo Horizonte: Fórum, 1975.

TAVARES, M. da C.; GOMES, G. La CEPAL y la integración Económica de América Latina. Revista de la CEPAL, Número Extraordinário. Santiago de Chile, 1998.

TAVARES, M. da C.; MELIN, L. E. Pós-Escrito 1997: A reafirmação da Hegemonia Norte-Americana. In: FIORI, J. L. heiro: Uma Economia Política da Globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

07-03-2015

Artigos Semelhantes

11-20 de 253

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.