A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro
Palavras-chave:
sociologia rural, pensamento social brasileiro, Primeira RepúblicaResumo
Publicação resenhada:
MAIA, João Marcelo Ehlert. A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Esta obra trata de um tema bastante caro a diversas áreas do conhecimento, como a geografia e a sociologia rural: as diferentes apropriações da categoria espaço (ou “terra”) no pensamento social brasileiro no decorrer da Primeira República; mais especificamente em Vicente Licínio Cardoso e Euclides da Cunha. Sendo seu autor de formação no campo da sociologia, é de grande interesse aproximar sua análise das reflexões desenvolvidas por geógrafos sobre esse mesmo assunto, estabelecendo assim um diálogo que possibilite um refinamento teórico e um aprofundamento analítico enriquecedor para esse tipo de discussão. É nesse sentido que esse trabalho pretende contribuir.
Downloads
Referências
MAIA, João Marcelo Ehlert. A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.