Feira orgânica do Rio da Prata - RJ: um estudo de caso sobre mercados territorializados

Autores/as

  • Fernanda da Silva Ferreira Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ketyline Pimenta Genaro Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

feira orgânica do rio da prata, mercados territorializados, agricultura

Resumen

O estudo dos mercados agroalimentares tem ganhado destaque nas Ciências Sociais, uma vez que esses estão inseridos em uma realidade social e permitem a compreensão das características de determinados grupos, além de influenciar a vida das pessoas. Este trabalho analisa a Feira Orgânica do Rio da Prata, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, explorando a inserção de pequenos produtores da região em mercados orgânicos e agroecológicos. O objetivo é entender a feira como uma estratégia de resistência da agricultura familiar, enfatizando sua importância na integração desses produtores no mercado agroecológico. O estudo reconstitui o processo de criação da feira, destacando como ela projeta uma representação do território agrícola, promovendo discussões políticas e sociais sobre o espaço. A feira pode ser vista como um mercado territorializado, pois estimula o debate político sobre o território. Os resultados reunidos são parte de reflexões de trabalhos anteriores das autoras, onde compreende-se que o acesso ao mercado se traduz como uma forma de luta pelo território, de fazer conhecer e reconhecer (Bourdieu, 2006) a agricultura familiar no espaço da cidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda da Silva Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS/UFRRJ). Coordenadora Pedagógica desde 2021 e Professora de Sociologia e Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) desde 2015. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) pela UFRRJ em 2014.

  • Ketyline Pimenta Genaro, Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal Fluminense (financiamento Capes). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bacharel em Ciências Sociais (bolsista PROEXT e Faperj) na mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Fronteiras.

Referencias

BAPTISTA Silvia Regina Nunes. Práticas de comunicação na produção e consumo de plantas medicinais: a relação entre informação científica e conhecimento tradicional. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2014.

BAVA, Silvio Caccia. Circuitos curtos de produção e consumo. In: STIFTUNG, Heinrich B. (Org.). Um campeão visto de perto: uma análise do modelo de desenvolvimento Brasileiro. São Paulo: Heinrich Böll Foundation, 2011. Série Democrata, p. 178-186.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 2006.

BRANDENBURG, Alfio; LAMINE, Claire; DAROLT, Moacir. Institucionalização do movimento ecológico na agricultura: mercado e reorganização dos atores sociais. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro: UFRJ, v. 21, n. 2, p. 221-247, 2015.

CARNEIRO, Maria José. Camponeses, agricultores e pluriatividade. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria Editora, 1998.

DAROLT, Moacir Roberto. Circuitos curtos de comercialização de alimentos ecológicos: reconectando produtores e consumidores. In: NIEDERLE, Paulo André; ALMEIDA, Luis; VEZZANI, Fernando (Orgs.). Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. Curitiba: Kairós, 2013.

DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec – Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2002.

FERNANDES, Annelise Caetano Fraga; FERREIRA, Fernanda da Silva. O mercado de produtos orgânicos e agroecológicos: disputas e apropriações ideológicas. 39o Encontro Anual da Anpocs, Caxambu/MG: Anais [...], 2015.

FERNANDEZ, Annelise. Do Sertão Carioca ao Parque Estadual da Pedra Branca: a construção social de uma unidade de conservação à luz das políticas ambientais fluminenses e da evolução urbana do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

FERNANDEZ, Annelise; BAPTISTA, Silvia Regina Nunes. Território-rede de agroecologia: ciência(s) e saberes locais na ambientalização de lutas na Zona Oeste e Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 38o Encontro Anual da Anpocs, Caxambu: Anais [...], 2014.

FERNANDEZ, Annelise Caetano Fraga. Eu vivo da natureza: resistência e conversão agroecológica de produtores na cidade do Rio de Janeiro. REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 8, n. 1 e 2, 2014. Disponível em: https://www.revista-redd.com.br/artigo. Acesso em: 18 mar. 2025.

FERNANDEZ, Annelise; SANTOS, Miriam de Oliveira. Campesinato e trabalho acessório, antagônicos ou complementares? Os desafios de um campesinato frente à cidade. Mercados, campesinato, cidades. Abordagens possíveis. São Paulo: Oikos, 2020.

FERNANDEZ, Annelise Caetano Fraga. Bananas para vender e histórias para contar: cultura alimentar local e identidades territoriais a partir de mercados orgânicos e agroecológicos. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 63, n. 3, p. 2020. DOI: 10.11606/1678-9857.ra.2020.178185.

FERREIRA, Fernanda da Silva. Mercados, redes sociais e território: o caso da feira orgânica do Rio da Prata-RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto Multidisciplinar, Instituto de Três Rios, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Seropédica, 2017.

FLIGSTEIN, Neil; DAUTER, Luke. A sociologia dos mercados. Cadernos CRH. Salvador: UFBA, v. 25, n. 66, p. 481-504, 2012.

GAZOLLA, Márcio; PELEGRINI, Gelson. A construção social dos mercados pelos agricultores: o caso das agroindústrias familiares. 48o Congresso Sober. Campo Grande: Anais [...], 2010.

GENARO, Ketyline Pimenta. Os caminhos da agricultura carioca: nos sertões, nos quintais e nas favelas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Seropédica, 2020.

LEAL, Pedro Fonseca. Agricultores orgânicos do Rio da Prata (RJ): luta pela preservação social. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2005.

MAIA, Zildenice Matias Guedes; SOUSA, Cimone Rozendo de. Circuito curto e construção social dos mercados: a trajetória dos alimentos dos agricultores e agricultoras familiares da Feira Agroecológica de Mossoró-RN. 2016. Disponível em: http://www.redesrurais.org.br/wpcontent/uploads/2016/10/8_6.pdf. Acesso em: 4 fev. 2024.

MARQUES, Flávia Charão; CONTERATO, Marcelo Antônio; SCHNEIDER, Sérgio. Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

MUSUMECI, Leonarda. Comércio e patronagem: o mito da terra liberta. São Paulo: Anpocs/Vértice, 1988.

OLIVEIRA, Lara Angelo. Redes e mediadores no fortalecimento da agricultura familiar no maciço da Pedra Branca, RJ. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2016.

PLOEG, Jan Douwe Van Der. Camponeses e a arte da agricultura: um manifesto Chayanoviano. Tradução Claudia Freire. São Paulo: Editora Unesp; Porto Alegre: Editora UFRGS, 2016.

PRADO, Bruno Azevedo. A construção de modos de vida sustentáveis em torno da agricultura na cidade do Rio de Janeiro: agricultores do maciço da Pedra Branca. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

ROCHA, André Gustavo; PEREIRA, Daniel; PEREIRA, Edson. Redes locais de produção e agricultura familiar: o potencial dos mercados alternativos. 13o Seminário Internacional da Red Iberoamericana de Investiadores sobre Globalización y Território. Salvador: Anais [...], 2014.

SCHNEIDER, Sérgio. Mercados e Agricultura Familiar. In: MARQUES, Flávia Charão; CONTERATO, Marcelo Antônio; SCHNEIDER, Sérgio. Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

SCHULTZ, Glauco. Relações com o mercado e (re)construção das identidades socioprofissionais na agricultura orgânica. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

SOUZA, Éricson Brito de. O bairro da Glória/RJ além mar: O caso da feira cultural e orgânica. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017.

TARTARUGA, Iván Gerardo Peyré. O conceito de território para a análise do desenvolvimento rural. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 43o Sober, Ribeirão Preto. Ribeirão Preto. Anais [...], 2005.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Raízes históricas do campesinato brasileiro. 20o Encontro Anual da Anpocs. Caxambu-MG: Anais [...], 1996.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas: o ‘rural’ como espaço singular e ator coletivo. Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro: UFRJ, n. 15, p. 87-146, out. 2000.

WILKINSON, John. Os mercados não vêm mais do ‘Mercado’. In: MARQUES, Flávia Charão; CONTERATO, Marcelo Antônio; SCHNEIDER, Sérgio. Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

ZELIZER, Viviana. Dualidades perigosas. Revista Mana. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 15, n. 1, p. 237-256, 2009.

Publicado

2025-04-09

Artículos similares

1-10 de 238

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.