Balanço social e o indicador de lucro social para empresas cidadãs: o caso Embrapa
Palavras-chave:
lucro social, balanço social, responsabilidade social, EmbrapaResumo
O objetivo geral deste artigo é analisar a variável lucro social e a relevância da sua inclusão na publicação do balanço social de empresas responsáveis socialmente. No Brasil não existe a obrigatoriedade da publicação do balanço social, mesmo este sendo reconhecido como uma prática de transparência de empresas cidadãs que têm como um dos objetivos a responsabilidade social. O cálculo do lucro social foi desenvolvido pela Embrapa como uma metodologia para melhor apresentar os resultados obtidos com os investimentos na área social
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernando. “Empresa e responsabilidade social”. In: Gazeta Mercantil, São Saulo, p.A-2, jun. 1999.
ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo. Saraiva, 2005.
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CRC-RJ. Disponível em <http://www.crc.org.br/empresa_cidada/042.pdf> Acesso em: 10 março 2010.
COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman, 2005.
COSTA, Wellington Soares. “Responsabilidade social e ética nos negócios: pilares da empresa cidadã”. In: Revista Fafibe online, n.3,ago. 2007.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.
DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Publicação do Balanço Social da Embrapa em 1998.http://www22.sede.embrapa.br/publicacoes/balsoc1998/balsoc.htm> Acesso em: 2009 – 2010.
GAIOTO, Franciane Rodante. Da responsabilidade social à ética empresarial. Florianópolis: UFSC, p.62, Ensaio, 2001.
GLOBO ECONOMIA. Ibovespa e IGC superam rentabilidade do DI. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/09/03/297561290.asp> Acesso em: 06 abril 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS – IBASE. Disponível em: <http://www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=2414> Acesso em: 2009 - 2010.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades (vários autores). São Paulo: Petrópolis, 2002 a 2005. Disponível em Acesso em: 06 março2010.
KARKOTLI, Gilson. Responsabilidade Social Empresarial. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
KROETZ, Cesar Eduardo S. “Contabilidade Social”. In: Revista Contabilidade e Informação, n. 01, p. 05-12,abr.1998.
LOPES DE SÁ, Antônio. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1998.
OLIVEIRA, José Antônio Puppim. “Uma avaliação dos balanços sociais das 500 maiores”, In: RAE electron, vol.4 no.1, Jan.Jun 2005.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU. Disponível em Acesso em: 06 março 2010.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Disponível em Acesso em: 06 março 2010.
ROMÃO, Cesar “Empresa socialmente humanizada”. In: Revista virtual de Administração e Negócios, Ano 2, jul. set 2001. Disponível em www.cesarromao.com.br/redator/item24246.html. Acesso em 04 maio 2010.
SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstração contábil do valor adicionado – DVA - Um instrumento para medição da geração e distribuição de riqueza das empresas. 1999. Tese de Livre Docência. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo,1999.
SOUZA-SILVA, Jader Cristino de. Gestão empresarial: administrando empresas vencedoras. São Paulo: Saraiva, 2006.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.
TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.
YIN, Robert K. Case Study Research: design and methods. California, US: Sage Ltd, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Rozana Carvalho Pereira, Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Elisabeth de Souza Andrade, Leonardo de Oliveira Dresch, Glenda de Almeida Soprane

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.