“Imagem de nós”: relações de estabelecidos e outsiders entre a população urbana e os assentados de reforma agrária do sul do Espírito Santo
Palavras-chave:
Reforma agrária, Assentamentos rurais, IdentidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a interação entre população urbana e assentados de reforma agrária, tomando como foco empírico a realidade de doze projetos de assentamentos em sete municípios no sul do Estado do Espírito Santo. O trabalho utiliza as ideias e concepções de Norbert Elias sobre os estabelecidos e outsiders, como ponto central para a discussão. Os principais resultados da pesquisa identificaram que existe um conflito na relação entre a população urbana e os assentados de reforma agrária, principalmente na atribuição de fatores anômicos pela população urbana aos assentados. O discurso com viés positivo somente é oferecido por esta, quando realoca os beneficiários do programa da condição de sem terra para a de produtores rurais. Os beneficiários dos projetos, por sua vez, empregam esforços para sair da condição de outsiders, retratando aspectos positivos da condição de assentados, que os colocam como produtores rurais ao invés de sem-terra.
Downloads
Referências
DURKHEIM, E. O suicídio. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Abril Cultural. 1978 (Coleção Os pensadores).
ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000
GODBOUT, J.; CAILLÉ, A. O espírito da dádiva. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
GODELIER, M. O enigma do dom. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1980.
LANDOWSKI, E. Presenças do outro. Trad. Mary Amazonas; revisão A. C. de Oliveira e E. Landowski. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MAUSS, M. (1999). O ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70. (Caps. I: As dádivas trocadas e a obrigação de as retribuir; II “Extensão deste sistema” e “Conclusão”).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Roseni Aparecida de Moura, José Ambrósio Ferreira Neto, Sheila Maria Doula, João Luiz Lani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.