Ter de onde partir: uma experiência agroecológica no assentamento Martires de Abril – MST (Pará)
Palavras-chave:
Lote Agroecológico, Produção orgânica, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, Lote Agroecológico de Produção Orgânica, LAPOResumo
A proposta deste artigo é apresentar a experiência de agricultura de base agroecológica, que vem sendo implementada em um dos estabelecimentos do assentamento Mártires de Abril-MST/Pará, Município de Belém, Distrito de Mosqueiro. Essa atividade é realizada no Lote Agroecológico de Produção Orgânica – LAPO pertencente ao casal Mamede Oliveira e Teófila Nunes. O objetivo deste estudo foi verificar como se iniciou esse processo, a fim de compreender a sua forma de organização, bem como a proposta agroecológica a partir de um modelo de organização e reprodução social não mais caracterizado como coletivo ou semicoletivo, mas individual. Por meio deste trabalho foi possível observar as dificuldades em implementar essa agricultura no assentamento, tendo como um dos fatores a ausência de políticas direcionadas ao assentamento que possam atender às necessidades de implementação de uma agricultura de base agroecológica.
Downloads
Referências
ABE, Marlene Naoyo. Mártires de Abril: O MST semeando a utopia camponesa. Dissertação Programa de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural/NEAF, Belém, 2004.
ASSIS, R. L. de; ROMEIRO, A R. Agroecologia e Agricultura Orgânica: controvérsias e tendências. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente: caminhos da agricultura ecológica, n. 6, Curitiba: UFPR, 2002.
BARCELLOS, Sérgio Botton. As iniciativas e experiências em agroecologia como estratégia de desenvolvimento local em um assentamento de reforma agrária. In: Mundo Agrário, vol.12, n. 23, segundo semestre de 2011.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: perspectivas para uma Nova Extensão Rural. In: Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 16-37, jan./mar. 2000.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia. Enfoque científico e estratégico. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 13-16, abr./jun. 2002.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004, 24 p.
GUZMÁN, Eduardo Sevilla. A perspectiva sociológica em Agroecologia: uma sistematização de seus métodos e técnicas. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 18-28, jan./mar. 2002.
JÚNIOR, José G. de Melo. As experiências de produção agroecológica em assentamentos de reforma agrária no Estado do Pará, uma identidade da agricultura camponesa impulsionada pelos movimentos sociais. In: Congresso da ALASRU, nov./2010.
MENEZES, Gerlei A.; LAMEIRA, Wanja Janayna de M.; WANZELLER, Claudionor dos Santos. Na rota do turismo: Análise do turismo na Ilha de Mosqueiro mediante a elaboração de mapas ambientais. Disponível em: <http://mosqueirando.blogspot.com/2011/06/na-rota-do-turismo-analise-do-turismo.html>. Acesso em: 28 ago. 2011.
MOREIRA, Rodrigo Machado; CARMO, Maristela Simões. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. In: Revista Agricultura. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, jul./dez. 2004.
MUNIZ, Francismilson Ferreira. Análise do Agroecossistema LAPO. Relatório de pesquisa, do curso de Agronomia da Regional Amazônia. Belém, set./2008.
MUNIZ, Francismilson Ferreira. Relatório de abordagem sistêmica-LAPO. Relatório de pesquisa, do curso de Agronomia da Regional Amazônica. Belém, 2010.
OLIVEIRA, Antônio E. M. de. Quintais agroflorestais em assentamentos de reforma agrária na Ilha de Mosqueiro, região amazônica. 2010. Monografia de Graduação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2010.
OLIVEIRA, Mamede; NUNES, Teófila. Proprietários do LAPO. Entrevista concedida em 22.04.2011.
OLIVEIRA, Mamede; ROCHA, André Carlos. Ter de Onde Partir. Uma experiência agroecológica no MST/Pará. Vídeo sobre o LAPO, construído em 2010.
ROCHA, André Carlos. Agroecologia no MST-PA: sistematização das experiências. Texto elaborado para apoio às atividades do MST, fev./2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) podem realizar acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) sempre evidenciando que o trabalho foi publicado primeiramente na Revista IDeAS.