Ecologia Política e Pedagogia da Alternância

diálogos possíveis para uma nova extensão rural

Autores

  • Gabriel Almeida Frazão Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, Brasil
  • Jaqueline de Moraes Thurler Dália Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Ecologia Política, Pedagogia da Alternância, Extensão Rural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a Pedagogia da Alternância como uma possibilidade concreta de educação condizente com as preocupações de um desenvolvimento sustentável, de manejo consciente, de respeito à natureza e aos conhecimentos tradicionais do homem do campo, enfim, coerente com a proposta da ecologia política para a construção de uma nova extensão rural. Para isso, analisou-se a implantação e a expansão dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) no Brasil e na Argentina e suas propostas formativas, concentrando-se, principalmente, em um de seus pilares, o conceito de “desenvolvimento do meio”. Este, por ser maleável, possibilitou a manutenção e a efetivação desse modelo educacional nas últimas décadas, mesmo sob contextos de repressão política, na América Latina, adaptando-se aos conceitos de extensão rural em diferentes contextos.

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Biografia do Autor

Gabriel Almeida Frazão, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, Brasil

Doutorando em Ciências Sociais, CPDA/UFRRJ. Mestre em História Social, UFF. Professor de História do Instituto Federal Fluminense. Ex-monitor do CEFFA CEA Rei Alberto I.

Jaqueline de Moraes Thurler Dália, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda em Língua Portuguesa, UERJ. Mestra em Educação Agrícola, PPGEA/UFRRJ. Monitora do CEFFA CEA Rei Alberto I.

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Publicado

18-04-2016

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